O que é Cirurgia Refrativa?

A especialista em Cirurgia Refrativa e Córnea, Dra. Tatiana Arraes, concedeu entrevista ao Programa Viver Bem Tocantins e explicou maiores detalhes sobre o procedimento.

A Cirurgia refrativa é realizada para corrigir vários problemas de grau que podem surgir nos olhos. Por exemplo, miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Tal procedimento pode ser realizado através de laser na córnea ou de implante de lentes especiais nos olhos.

Para realizar o procedimento, é necessário cumprir três critérios:

  1. Possuir a idade mínima de 21 anos.
  2. Ser acompanhado pelo médico cirurgião por pelo menos 1 ano e apresentar estabilidade no grau.
  3. Realizar exames específicos na córnea para avaliar a sua estrutura; se está saudável e pronta para a realização do procedimento.

A cirurgia refrativa ficou bem conhecida por corrigir a miopia, porém, ela também é indicada para a correção de astigmatismo, hipermetropia e até mesmo a vista cansada depois dos 40 anos de idade (presbiopia).

A cirurgia refrativa a laser é realizada na superfície do olho, na estrutura externa transparente do olho que se chama córnea. O laser é aplicado nesta região para alcançar a mudança de grau necessária através de duas técnicas, decididas pelo médico cirurgião responsável.

O pós-operatório desse procedimento é tranquilo e indolor e pede apenas que o paciente fique em repouso por sete dias, utilizando alguns colírios que são receitados pelo médico. Logo após esse período, o paciente pode voltar às suas atividades normais.