O que é a Catarata?

Muitas pessoas se queixam de grande dificuldade de enxergar após certa idade, mas não entendem qual é o real problema. A Catarata é uma doença muito comum que origina a maior parte dos casos de cegueira do mundo e por isso merece atenção e diagnóstico, bem como tratamento adequado.

São diversas as causas da Catarata. A causa mais comum da catarata é o processo natural de envelhecimento do ser humano, ou seja, a partir dos 50 a 55 anos de idade.

Mesmo sendo o envelhecimento a causa mais comum da doença, outras causas também estão ligadas à sua origem, são elas: diabetes, doenças renais, traumas oculares, miopias, entre outras doenças…

Esse artigo vai esclarecer as principais dúvidas sobre a doença da catarata e tranquilizar aqueles que precisam de um tratamento adequado para melhorarem os sintomas

Catarata

Mas o que é a doença da catarata?

De maneira bem resumida, a catarata é uma opacificação na lente do olho, ou seja, a lente do olho, ou o cristalino que era transparente, se torna opaco, causando dificuldades de enxergar.

A catarata é diferente de pterígio, que muitos pacientes confundem. Pterígeo é  uma formação “carnosa” que avança sobre a córnea, geralmente do lado interno, que causa olho vermelho e irratação.

Aos poucos, a lente vai ficando opaca e vai embaçando a visão até que a pessoa passe a enxergar apenas fragmentos e luzes, podendo levar a cegueira.

É uma doença silenciosa que evolui lentamente, mas há algumas situações mais raras em que se manifesta mais cedo na vida e até de forma congênita – ou seja, em bebês que já nascem com a doença.

Quais são os sintomas da Catarata?

Os principais sintomas da catarata são:

  • Visão embaçada;
  • Necessidade de Luz para enxergar com Nitidez;
  • Dificuldade para distância ou para ler;
  • Diminuição de sensibilidade com as cores;
  • Aumento da sensibilidade com a luz;
  • Diminuição da visão noturna;

É importante lembrar que a catarata, em seu início, pode se manifestar sem sintomas, ou com sintomas menos intensos, a depender do grau de opacificação do cristalino.

Por isso, a importância de se procurar mais rapidamente o médico especialista e o tratamento para encontrar a solução para a doença.

Quais são os tratamentos adequados?

Infelizmente, não existe colírio ou óculos que trate a catarata. No entanto, há um tratamento moderno eficaz para a doença: a cirurgia. A cura da catarata só é garantida por meio de procedimento cirúrgico.

 

A tecnologia e seus avanços possibilitam que a cirurgia seja realizada de forma moderna e sem dor, o procedimento dura em torno de 20 minutos e é considerado bastante seguro e efetivo.

 

A cirurgia será feita com anestesia no local. Trata-se de uma substituição do cristalino por uma lente artificial, ou seja, será feita a troca da lente natura opacidficada por uma lente nova feita sob medida e de acordo com a curvatura da córnea.

É muito importante que sejam realizados todos os exames pré-operatórios indicados pelo médico especialista, para otimizar o sucesso da cirurgia.

Depois da operação, o paciente pode ir para casa e deve evitar movimentações pesadas e maiores inclinações na região da cabeça.

É possível ficar mais livre de óculos após a cirurgia de catatata?

Sim. Atualmente com a cirurgia de catarata, também é possível realizar a correção do grau levando ao paciente a ficar além de livre da catarata, mais independente também dos óculos. Isto dependerá da lente escolhida por você e seu médico que substituirá a catarata.

 

Entrevista Prof. Dr. João Arraes ao Programa Viver Bem

Conheça mais sobre a cirurgia e tire todas as suas dúvidas com nossos médicos especialistas. Agende sua consulta por WhatsApp. Se você tem alguém que gostaria de ler esse conteúdo, compartilhe nas redes sociais.