fbpx

O Essencial Sobre Catarata – Episódio 5 – O que fazer antes da cirurgia de catarata?

A Catarata é uma doença que desperta muita curiosidade e preocupação nas pessoas. Por isto, muita informação é divulgada na internet, de forma complicada, rebuscada ou simplesmente sem embasamento suficiente para orientar de forma adequada.

Pensando nisso, criamos a série de vídeos: “O Essencial Sobre Catarata”.

Com este material, queremos desmistificar e informar de forma simples e didática, o que é a Catarata e tudo o que envolve seu surgimento, sintomas e tratamento.

Neste quinto episódio, o especialista em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos do Tocantins, Dr. João Arraes, responde a uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto é catarata: Quando se deve operar e o que é preciso fazer antes da cirurgia?

O que fazer antes da cirurgia de catarata?

O primeiro passo para saber se existe Catarata, é fazer uma consulta com um oftalmologista habilitado. Ele vai dar o diagnóstico da doença e a partir daí solicitar alguns exames pré-operatórios.

Tais exames tem o objetivo de, primeiro, saber se a cirurgia é segura e quais são as possibilidades de realizá-la, já sabendo qual tipo de lente vai ser utilizada e se será possível o paciente ficar independente do uso de óculos.

Geralmente são solicitados exames de sangue, exames de risco cirúrgico cardiológico e alguns oftalmológicos complementares para fazer a programação da cirurgia de catarata.