É necessário o uso de óculos após a Cirurgia de Catarata?

A cirurgia de catarata é um procedimento que ainda traz muitas dúvidas aos pacientes, principalmente quando se fala no pós-operatório. Mas antes de adentrarmos no que pode ser feito para uma boa recuperação, é importante revisar o que é a catarata.

A catarata ocorre quando há uma opacificação do cristalino (lente natural dos olhos), tornando a visão “embaçada”.

A cirurgia de catarata é o único método realmente eficaz para o tratamento da doença, pois faz com que a perda de visão se torne reversível, de acordo com o diagnóstico individualizado de cada paciente.

Quanto mais cedo a pessoa receber o diagnóstico da doença, melhor será a resposta do organismo à cirurgia, com um pós-operatório consequentemente mais tranquilo. Mesmo em casos mais avançados, o problema tem solução. Esta cirurgia é, hoje, um dos tratamentos mais eficazes e modernos do mundo.

Preciso colocar uma lente dentro do olho na cirurgia de catarata?

Sim! Como falamos anteriormente, a catarata é uma opacificação de uma lente natural do olho, o cristalino, logo ao retirar a catarata devemos substituir imediatamente esta lente opacificada por uma Lente Intra-Ocular nova.

Nos casos em que não pode ser possível implantar a lente durante a cirurgia, o paciente poderá precisar usar um óculos de até 13 graus para corrigir a falta da lente.

Esta lente intra-ocular é definitiva e fixada dentro do olho, não devendo ser confundida com lente de contato que podem ser usadas para substituir os óculos.

Quais são os cuidados gerais que a pessoa deve ter após uma cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata, diferente do senso comum, é um procedimento eficaz, seguro e indolor. Além disso, o tempo de duração da cirurgia varia entre 15 e 25 minutos.

O pós-operatório, de forma geral, é bem tranquilo. Como a anestesia é local, após a realização da cirurgia o paciente recebe alta,  não havendo necessidade de internação, podendo retornar para o seu lar logo em seguida.

Já em casa, é necessário um cuidado redobrado para evitar quaisquer complicações. É importante ter repouso, evitando movimentos na região do pescoço e cabeça, bem como baixar, pular, subir escadas correndo, e qualquer outro tipo de movimento que cause impacto.

Também é necessário que o paciente fique em um local bem higienizado e evite o calor excessivo. Partículas de poeira ou produtos de higiene podem irritar a região operada, então é essencial uma atenção especial na hora do banho e na higienização do rosto.

Que não se deve coçar os olhos , isso todo mundo já sabe, mas durante o pós-operatório da cirurgia de catarata, é extremamente importante que isso não ocorra de forma alguma.

Como se pode observar, os cuidados após a cirurgia são tranquilos, bastando apenas que o paciente faça poucas alterações em sua rotina para que tudo cicatrize bem e sem complicações.

Ah, e também é importante seguir à risca todas as recomendações do oftalmologista usando os colírios corretamente, além de comparecer a todas as consultas de retorno que forem solicitadas. Só ele saberá acompanhar e orientar o paciente no processo de cicatrização e das respectivas particularidades do seu tratamento.

Agende sua consulta pelo WhatsApp, clicando AQUI

Posso ficar sem precisar usar óculos depois da cirurgia de catarata?

SIM. A cirurgia de catarata, hoje, abraça o desafio de, além de auxiliar na recuperação da visão, ajudar o paciente a não mais precisar de óculos após o procedimento cirúrgico. Isto, no entanto, dependerá do tipo de lente intra-ocular escolhida para ser implantada na cirurgia e esta decisão deve ser tomada entre o paciente e seu médico.

Embora os casos de sucesso sejam elevados, é importante salientar que, ainda assim, pode ocorrer casos em que seja necessária a correção ótica através dos óculos de grau.

Existe ainda a dúvida sobre óculos de sol. É recomendado que o paciente use durante todo o pós-operatório um óculos de sol de qualidade, recomendado pelo oftalmologista.

Os óculos ajudam a bloquear os raios UVB e UVA, que podem ocasionar lesões e irritabilidade e como, os olhos ficam mais sensíveis após a cirurgia, eles ajudam a prevenir e amenizar o desconforto causado pela luz do sol.

Você também pode se interessar: Dificuldade para Enxergar de Longe? Entenda o que pode estar acontecendo.

Seja em estágio inicial ou mais avançado, a cirurgia sempre será o melhor tratamento para catarata. O paciente sempre poderá consultar um oftalmologista de sua confiança para conhecer o procedimento com mais detalhes. Nunca hesite em tirar dúvidas durante uma consulta, seu médico será o seu grande parceiro durante o tratamento.